Ciganos: como as cervejarias podem atendê-lo melhor

Se você é do meio cervejeiro, nem precisamos esclarecer o que é ser Cerveja Cigana ou, simplesmente, Cigano.

Não tenho como comprovar, mas reza a lenda no meio cervejeiro artesanal que o termo Cerveja Cigana foi inventado na Dinamarca por Mikkel Borg Bjergsø, dono da Mikkeller (excelente por sinal).  Parece que a ideia deu certo, pois ainda hoje é uma cerveja cigana e detalhe: é exportada para mais de 40 países! Pórtanto, ser Cerveja Cigana foi uma excelente sacada e seu sucesso ajudou a criar este modelo de negócio, onde uma cervejaria faz a cerveja de outra cervejaria.

A produção da cerveja cigana se tornou uma verdadeira “mola propulsora” do mercado de cervejas artesanais.

Veja bem: viabiliza, por um lado, a produção em maior escala daquelas cervejas já testadas e aprovadas no âmbito da “cerveja caseira” e, por outro lado, viabiliza o investimento das “cervejarias produtoras” em equipamentos, instalações e quadro de funcionários especializados. Quando bem feita, esta parceria gera resultados positivos para todos.

Curiosos sobre a dinâmica do mercado cervejeiro e sobre as tendências deste mercado, criamos uma pesquisa com intuito de gerar “insights”/sacadas/percepções sobre o “mundo cigano”.

Já adiantamos que não é uma pesquisa científica e foi feita convidando cervejeiros, divulgando o link em grupos de whatsapp e nas nossas redes sociais. Agradecemos a todos os participantes e aos que deram dicas sobre alterações. Valeu demais!

 

Quais as nossas conclusões?

MERCADO TRANSITÓRIO

A primeira conclusão é a confirmação de que este mercado de Cerveja Cigana é transitório, ou seja, muitas cervejas ciganas atuais querem ter a própria fábrica e muitos cervejeiros caseiros ou que produzem em pequena escala, querem se tornar “ciganos” em breve. Ou seja, quem está dentro quer sair e quem está fora quer entrar… Veja:

  • 53,60% dos ciganos que responderam a pesquisa pretendem ter a sua própria cervejaria produtora nos próximos anos. Por outro lado, apenas 17,90% não pretendem deixar de serem ciganos.
  • Mas se muitos querem sair ao longo dos próximos anos, muitos querem entrar: 23,10% dos que participaram manifestaram desejo de tornarem a sua produção caseira em produção cigana.

Algumas conjecturas podem ser especuladas:

  1. Entre aqueles que querem deixar de serem ciganos, quais conseguirão realizar este planejamento em um Brasil tão complicado para o empreendedor? É uma tarefa para verdadeiros heróis!
  2. Saindo da condição de cigano, qual será o futuro destas cervejarias? Se tornarão “cervejarias produtoras” e receberão outros cervejeiros e suas cervejas ciganas, aumentando assim a concorrência entre as “cervejarias produtoras”? Se isto se confirmar, o preço da produção para o cigano será reduzido?
  3. Podemos esperar, portanto, investimentos contínuos nos próximos anos em equipamentos, instalações e formação de mão de obra especializada (um possível gargalo no futuro do setor).

CIGANOS PRODUZEM MUITOS ESTILOS

Alias, esta é uma característica do mercado cervejeiro artesanal . Cervejeiros, caseiros ou não, gostam de testar receitas, modificá-las, testar limites e, assim, criar. E isto acontece no âmbito da cerveja cigana também!

  • 57,20% dos ciganos fazem no mínimo 3 estilos (sendo que 41,10% produzem 4 estilos ou mais!). Como é de imaginar que alguns estilos são mais populares e vendem mais, é importante que a cervejaria produtora  tenha estrutura flexível para a produção em diferentes escalas.


Por outro lado, 21,40% dos ciganos produzem até 200litros por mês. São ciganos que produzem um estilo a cada dois ou três meses (considerando que a produção mínima da cervejaria produtora seja de 500 litros por produção/estilo).

Talvez haja aí uma oportunidade para as cervejarias produtoras de atenderem um mercado com um número maior de cervejeiros e, talvez, dispostos a pagar mais por produzirem menos litros mensais.

PRODUÇÃO ENGARRAFADA

Simplesmente 92,90% dos cervejeiros ciganos engarrafam alguma parte da produção, sendo que 53,60% engarrafam uma grande parte ou 100% da produção.  Portanto, a cervejaria produtora precisa ter engarrafadora.

Assim sendo, o cigano terá que produzir em uma cervejaria e envasar em outra, o que tornará a produção da cerveja cigana complicada e mais cara.

E veremos que ter a estrutura completa para a produção é um dos pontos que os ciganos mais valorizam na escolha do parceiro produtor.

A PRODUÇÃO É ENGARRAFADA MAS O RÓTULO É APLICADO MANUALMENTE!

Esta foi uma grande surpresa da pesquisa! Apesar de 92,10% dos ciganos engarrafarem, impressionantes  45,50% dos ciganos aplicam os rótulos manualmente!

Imagina a cena: ou aplicam os rótulos manualmente logo após o envase (ou antes) OU recebem as caixas e precisam abrir as caixas, retirar as garrafas, rotular e voltar para as caixas! Baita de um trabalho chato, demorado e de alto custo!

As cervejarias produtoras precisam resolver este problema rapidamente para que o cigano não “sofra” tanto assim!

Lembrando que fazemos rótulos para serem aplicados em rotuladoras com o minimo de 500 unids (solicite um orçamento aqui) e que há no mercado rotuladoras manuais, sendo que a nossa rotuladora manual aplica até 600 rótulos por hora (veja o vídeo aqui).

DESAFIOS DAS CERVEJARIAS PRODUTORAS

Fizemos perguntas sobre a importância da LOCALIZAÇÃO, CUSTO, ESTRUTURA E SOBRE O MESTRE-CERVEJEIRO DA CERVEJARIA PRODUTORA.

Apesar de haver outras aspectos que os ciganos possam julgar fundamentais, chama a atenção a nível de exigência dos ciganos. Querem ter acesso simplesmente à MELHOR LOCALIZAÇÃO, MENOR CUSTO, MELHOR ESTRUTURA E AO MELHOR MESTRE CERVEJEIRO. Só isto!rsrs

E se o mercado continuar crescendo, novas cervejarias produtoras surgirão. O mercado tende a ser muito competitivo nos próximos anos.


Sobre a “localização” podemos deduzir que é a facilidade de ir à cervejaria produtora e participar da produção.

Vale lembrar que muitos ainda possuem outras ocupações e tratam a produção da cerveja como um “plano b” ou como um negócio ainda embrionário.

A  valorização da estrutura pelo cigano pode ser interpretada como equipamentos e instalações físicas. Lembrando que a rotulagem é um problema sério e que precisa ser resolvido pela cervejaria produtora.

Como não era a nossa intenção, mas poderá ser nas próximas pesquisas, definir qual é o aspecto mais importante, fica a dica para as cervejarias produtoras: tem que oferecer o melhor em todos os aspectos para os cervejeiros ciganos. E se considerar que este mercado deverá ter um aumento considerável de concorrentes nos próximos anos… bem, #ficaadica!

SATISFAÇÃO

No geral, 57,10% dos ciganos dão notas altas neste quesito. Veja o gráfico.

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